sexta-feira

Por que nós batizamos em nome de JESUS.
O Batismo com água sempre foi considerado pela maioria das autoridades eclesiásticas como uma das mais importantes instituições da igreja cristã
                                                      A IMPORTÂNCIA DO NOME DE JESUS
O Batismo com água é uma cerimônia instituída por JESUS CRISTO. SE não fosse importante no plano de DEUS, por que então JESUS o ordenou? VEJA Mateus 28:19. E porque Pedro insistiu quando disse, ‘”... cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO...” Atos 2:38, e ordenando a eles a se submeterem ao batismo... Atos 10:48.
HÁ duas coisas que deveríamos nos lembrar.
PRIMEIRA: qualquer coisa que CRISTO ordenou definitivamente não pode deixar de ser importante, não obstante entendamos ou não a sua importância.
SEGUNDA: CRISTO e os apóstolos mostraram-nos a importância desta cerimônia praticando-a. JESUS caminhou setenta milhas a fim de ser batizado não obstante fosse sem pecado algum: dizendo-nos”...Assim nos convém cumpri toda justiça.”Mateus 3:13-16.
Poder-se-ia achar que a água não contém virtude qualquer... lembremos porém que ela está incluída no plano de DEUS. Pedro o explica, dizendo: Que também agora, por uma verdadeira figura o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundície da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com DEUS, pela ressurreição de JESUS CRISTO;
1 Pedro 3:21. EM Lucas 7:30 vemos os fariseus e os advogados”...Rejeitarem o conselho de DEUS quanto a si mesmo, não sendo batizados por ELE.”

                                                       O MODO DO BATISMO:
Somos batizados por imersão de acordo com as escrituras.
“Batizado que foi JESUS, saiu logo da água.”Mateus 3:16 “...e desceram ambos a água, tanto Felipe como o eunuco, e Felipe o batizou”Atos 8:38. “Fomos, pois, sepultados com ELE pelo batismo na morte...”Romanos 6:4, “tendo sido sepultados com ELE no batismo...”colossenses 2:12. Um sepultamento não é deixar o cadáver em cima e jogado um pouco de terra sobre o mesmo mas colocando-o dentro da terra.
DO WORLD BOOK enciclopédia, volume primeiro, página 657, nós citamos: “primeiramente todo batismo era por completa imersão.”E na enciclopédia católica, volume segundo página 263, nós achamos:”Nos primeiros séculos todos foram batizados por imersão nos riachos, lagos, e batistérios.”
Imersão não era conveniente depois a igreja católica romana instituiu o batismo das crianças;
O modo foi mudado para aspergimento. Veja enciclopédia britânica, décima primeira edição, volume três página 265-266.
O Arrependimento é característico à morte de JESUS; O batismo ao seu enterro. A saída da sepultura aguosa do batismo é comparável à SUA ressurreição

                                                         A FÓRMULA PARA O BATISMO
JESUS deu a ordem “batizando-as EM NOME {singular} do pai, e do filho,e do ESPIRITO SANTO.”Mateus 28:19.
ELE não indicou aos apóstolos de usar estas palavras como uma fórmula! ELE ordenou o batismo “EM NOME.”A palavra “NOME”está usada aqui no singular.
Por que ordenou JESUS o batismo “EM NOME”? Por que creram e guardaram a sua palavra. Mateus certamente se manifestaria, caso Pedro tivesse desobedecido ao SENHOR!
‘E descendo Felipe a cidade de samaria pregava-lhes a CRISTO {este povo não era judeu mas samaritano}”mas, quando creram em Felipe, que lhes pregava acerca do reino de DEUS e do nome de JESUS, batizavam-se homens e mulheres.”
COMO? “EM NOME DO SENHOR JESUS.” VEJA Atos 8:5-16.
Alguém possa indagar o que foi errado com o batismo de João. O batismo de João foi certo para a época a qual pertenceu, porém a época havia mudado e a era da igreja havia começado.
Vemos o que acontecera a Paulo, o Apóstolo dos gentios quando foi a Eféso vinte e um ano depois de Pentecoste. Ali ele encontrou alguns dos discípulos de João Batista e disse-lhes:
“Recebestes vós o ESPIRITO SANTO quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja ESPIRITO SANTO. Tornou-lhes ele: em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João.”Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em JESUS. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do SENHOR JESUS.”Atos 19:1ª5.
Não cremos que Paulo alterou a fórmula ou modo do batismo quando batizou Lídia e sua gente de casa. Atos 16:14-15 temos a narração sobre o carcereiro de Felipos{Atos 16:30} quando caiu trêmulo aos pés de Paulo e Silas dizendo:”Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no SENHOR JESUS e serás salvo, tu e a tua casa. Então lhe pregaram a palavra de DEUS, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus.”Como poderemos duvidar deque Paulo batizou estes usando o mesmo processo e modo que tinha sido usado antes, isto é,por imersão em nome do SENHOR JESUS CRISTO.VEJA Gálatas 1:8-9-11-12.
Paulo não estava junto com os Apóstolos quando JESUS deu suas instruções finais a eles em Mateus 28:19 e Lucas 24:47 todavia encontramos Paulo batizando em nome do SENHOR JESUS. De quem recebera esta revelação? Cumpre mencionar que o Evangelho de Paulo não é uma cópia ou imitação dos outros apóstolos, mas é uma revelação. ”Mas faço-vos saber, irmãos, que o Evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; Por que não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de JESUS CRISTO.”Gálatas 1:11-12. Paulo foi escolhido para levar o nome de JESUS CRISTO aos gentios e ele escreveu catorze{14} Epístolas as igrejas. A este Apóstolo DEUS revelou o mistério da igreja, “o qual outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no ESPÍRITO aos seus SANTOS Apóstolos e profetas,”Efésios 3:5. Paulo reclamou ter autoridade divina. SE alguém se considera profeta, ou Espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do SENHOR.”1 Coríntios 14:37. Por que Paulo escreveu,”E tudo quanto fizerdes por palavra ou por obras, fazei-o em nome do SENHOR JESUS, dando por ele graças a DEUS PAI,”Colossenses 3:17. O batismo com água é executado tanto por palavra como por obras. Não podemos deixar de comunicar esta ordem à igreja.”Por esta razão dobro os meus joelhos perante o PAI, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.”Éfesios 3:14-15. Devemos ler os atos dos Apóstolos e as Epístolas de Paulo para saber o que os Apóstolos ensinaram e praticaram após a vinda do ESPIRITO SANTO,
                                                 EM QUE NOME HÁ SALVAÇÃO?
“E em nenhum outro há salvação, por que debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”Atos 4:12. Este nome é acima de qualquer nome debaixo dos céus. “pelo que também DEUS o exaltou Soberanamente, e, lhe deu o nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de JESUS se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que JESUS CRISTO É SENHOR, para a glória de DEUS PAI.”Felipenses 2:9-11. Este nome é muito acima de todo o principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. ”Efésios 1:21.
O ANJO DO SENHOR falando, a quem chamaras JESUS: Por que ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21. E encontramos em João 5:43,”EU vim em nome do meu Pai e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis.”{ o anticristo}.
  João 14:26 diz:”mas o CONSOLADOR, o ESPIRITO SANTO a quem o pai enviara em meu nome....”de maneira batizando em nome de JESUS CRISTO, honrando a DEUS. JESUS disse aos judeus “... vós me desonrais”João 8:49.”Por que nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; Colossenses 2:9. É citado no versículo encontramos em Lucas 24:44-47, que JESUS abriu o entendimento dos discípulos. Foi necessário que o entendimento lhes fosse aberto e muitos hoje em dia necessitam esta mesma operação para que possam entender as escrituras e disse-lhes JESUS:”Assim esta escrito que o CRISTO padecesse e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos.”OS discípulos tiveram sua compreensão aberta de maneira a poderem encarar a profunda importância dos fatos concernentes a morte de JESUS. Depois em Lucas 24:47 encontramos”e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
Pedro foi um deles aos quais JESUS tinha falado e cujo entendimento também tinha sido aberto. Após ter escutado estas instruções, poucos dias depois inspirado pelo ESPIRITO SANTO, começou a pregar e continuou até os corações dos ouvintes ficarem comovidos e sentindo-se condenados perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ”Que faremos irmãos”? Pedro não hesitou e firmemente deu a prescrição: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para remissão de vossos pecados; E recebereis o dom do ESPIRITO SANTO”Atos 2:38”de sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra: E naquele dia agregaram-se quase três mil almas.”Atos 2:41.
               HÁ quem disse que a razão pela qual Pedro lhes ordenou a serem batizados foi de quem eram judeus e o batismo serviria para que se confessassem a JESUS CRISTO, vamos,porém, a casa de Cornélio e os membros de sua família que eram gentios, e aqui novamente encontramos Pedro ordenando-lhes a serem batizados em nome do SENHOR. Atos 10:47-48. SE Pedro estivesse errado no dia de pentecoste, ele certamente teve bastante tempo para ter sido corrigido antes que fosse a casa de Cornélio. Estava Pedro errado no dia de pentecoste? Lembremo-nos daquela ocasião quando eles ficaram comovidos de coração. ”E perguntaram a Pedro e aos demais Apóstolos...”Atos 2:37, isto inclui a Mateus que escreveu o livro de Mateus{Mateus 28:19}. Também em atos 2:14 vemos Pedro levantando-se com os onze. Mateus esteve lá, porém não encontramos palavra de correção da parte dele. POR QUÊ? JESUS disse em João 17:6”manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste, eram teus e tu mos deste.”
                                 “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio CRISTO JESUS a principal pedra da esquina.” Efésios 2:20. Não pregavam apenas em lugar nenhum podemos achar que eles batizavam usando as palavras, “em nome do pai, e do filho, e do ESPIRITO SANTO.” Pelo contrário, eles apenas batizaram em nome do SENHOR JESUS CRISTO. Batizando em nome de JESUS CRISTO eles cumpriram a ordem do SENHOR em Mateus 28:19.
                                                  Paulo teve certeza da sua doutrina
           Paulo disse: ”Mas, ainda que nós mesmos ou um ANJO do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.”Gálatas 1:8.
            Alguns dizem que aceitarão as palavras de JESUS CRISTO em Mateus 28:19, porém não aquelas de Pedro nos atos 2:38. Foi Pedro quem falou no dia de pentecoste ou foi o ESPIRITO SANTO? Pedro disse que era o ESPIRITO SANTO mandado dos céus. 1 Pedro 1:12. “Lembrai-vos. que Paulo disse:” Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio JESUS CRISTO a principal pedra da esquina. ”Efésios 2:20.
           Pedro era um dos apóstolos e a ele foram dadas as chaves do reino{Mateus 16:18-19} e não temos o direito de desacreditar as suas palavras.”Para que vos lembreis das palavras que dantes foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do SENHOR e SALVADOR. Dado mediante os vossos apóstolos.”2 Pedro 3:2. Aqui somos encorajados para considerar as palavras dos santos profetas e o mandamento dos apóstolos. O Apóstolo Pedro ordenou o batismo em nome de JESUS CRISTO.
        Em marcos 7;7 JESUS disse:”mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceito de homens. Vos deixais o mandamento de DEUS, e vos apegais à tradição dos homens,”A historia nos revela que não houve mudança no método e fórmula de batismo até o quarto século. E que a fórmula e método de batismo em nome de JESUS CRISTO foi substituídos no conselho de Nicéia {da igreja católica romana no ano 325 A.D} para “do pai, do filho, e do ESPIRITO SANTO.”
                 New internacional Enciclopédia, volume 22, página 476, a doutrina da trindade “... no tempo da reformação, a igreja protestante aceitou a doutrina da trindade sem examinarão séria.”O que significa mais para vocês, a ordem do SENHOR ou a tradição dos homens?
                “Simão relatou como primeiramente DEUS visitou os gentios para tomar dentre eles um povo para o seu nome. E com isto concordam com as palavras dos profetas; Como estar escrito.”Atos 15-14-15.
                  “ELE é a cabeça do corpo da igreja “colossnses 1:18. Então por que não batizar em seu nome? “E verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome.”Apocalipse 22:4.
                  Vamos, portanto, consultar as escrituras com o coração aberto relembrando que JESUS disse”...nem só de pão vivera o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS.”Mateus 4:4’
                  “ORA, estes eram mais nobres do que os de tessalônica, por que receberam a palavra com toda a avidez, examinando diariamente as escrituras para ver se estas coisas eram assim.”Atos 17-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário